O VALOR DE SER EDUCADOR

Loading...

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

AULAS DE PORTUGUÊS PARA INICIO DAS AULAS

AULA DE PORTUGUÊS
PROCEDIMENTOS
1º MOMENTO: TRABALHAR COM O TEXTO “VIAGEM DA APRENDIZAGEM”, ENTREGAR UM TEXTO A CADA ALUNO, PEDIR QUE OBSERVEM O QUE ESTÁ ESCRITO, COMO TAMBÉM AS GRAVURAS QUE APARECEM E FAÇAM UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE ESTÁ ESCRITO COM AS GRAVURAS E A SUA APRENDIZAGEM. QUESTIONAR: O QUE TUDO ISSO TEM HAVER COM VOCÊ ALUNO E ESCOLA? ESPERA-SE QUE RESPONDAM QUE ESSA VIAGEM É A VIAGEM DO SABER E QUE EM CADA ESTAÇÃO ESTÁ OFERECENDO OPORTUNIDADES DE DESCOBERTAS PARA SUA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS.





2º MOMENTO: LOGO APÓS O CARTAZ TRABALHAR COM O TEXTO: POR QUE PRECISAMOS ESTUDAR A LÍNGUA PORTUGUÊSA?
TEXTO
      PORQUE QUANTO MELHOR VOCÊ CONHECER ESSE IDIOMA MAIS EFICIENTE SERÁ SUA COMUNICAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM OUTRAS PESSOAS, TANTO ORALMENTE, QUANTO POR ESCRITO. ALÉM DISSO, PARA APRENDER TODAS AS DÍSCIPLINAS É IMPORTANTE QUE VOCÊ SAIBA DOMINAR BEM A LEITURA E A ESCRITA.
       A LÍNGUA PORTUGUESA É CULTURA HUMANA, DIVERSIFICADA E ESTÁ EM CONSTANTES MUDANÇAS. PARA APRENDÊ-LA É PRECISO AGIR SOBRE ELA TENDO A RESPONSABILIDADE DE SERMOS LEITORES E ESCRITORES CADA VEZ MAIS PROFICIENTES. PO ISSO TEMOS QUE CONHECER TODOS OS GÊNEROS TEXTUAIS QUE EXÍSTEM EM NOSSA LÍNGUA.
     EM NOSSO DIA A DIA, COMUNICAMO-NOS O TEMPO TODO. OS TEXTOS ESTÃO EM TODA PARTE: NOS JORNAIS, CONVERSAS, NAS PLACAS, MÚSICAS, LIVROS E ETC... É UM CONSTANTE VAIVÉM. ORA EMITIMOS INFORMAÇÕES, ORA RECEBEMOS INFORMAÇÕES, ENTÃO QUANTO MELHOR VOCÊ CONHECE ESSE IDIOMA, MAS EFICIENTE SERÁ SUA COMUNICAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM AS OUTRAS PESSOAS, TANTO ORALMENTE COMO POR ESCRITO.


3º MOMENTO: ATIVIDADE RELACIONA COM O TEXTO:




4º MOMENTO: TRABALHAR COM A MÚSICA: “LINGUAGEM DOS OLHOS” COM O OBJETIVO DO ALUNO SABER INTERPRETAR O SIGNICADO DA NOSSA LÍNGUA, ATRAVÉS DO SENTIMENTO, DO DESEJO E PRINCIPALMENTE DO OLHAR.E EM SEGUIDA APLICAR A SEGUINTE ATIVIDADE:

                           VAMOS REFLETIR SOBRE A MÚSICA
1-      POR QUE O AUTOR DA MÚSICA DEU ESSE TÍTULO?

2-      O QUE O AUTOR QUÍS DIZER COM:” A LINGUAGEM DOS OLHOS O CORPO SABE DECIFRAR, A LINGUAGEM DOS OLHOS QUEM FAZ O CORAÇÃO FALAR”.


3-      AGORA RELATE SE VOCÊ JÁ TRANSMITIU ALGUMA MENSAGEM ATRAVÉS DOS OLHOS OU SE ALGUEM JÁ TRANSMITIU PARA VOCÊ. JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.


4-      VEJA A TIRINHA E RESPONDA:






5º MOMENTO: TRABALHAR O RESUMO SOBRE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM 

6º MOMENTO: APÓS O RESUMO COPIADO E EXPLICADO REFORÇA COM OUTRA ATIVIDADE COMO:






Um comentário: