O VALOR DE SER EDUCADOR

Loading...

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

AULAS PARA INICIO DO ANO LETIVO

PRIMEIRAS SEMANAS DE AULAS
É SUBSTANCIALMENTE IMPORTANTE QUE AO PROMOVER OS PRIMEIROS CONTATOS COM OS EDUCANDOS QUE CONSTITUEM A COMUNIDADE ESCOLAR, BUSQUEMOS IDENTIFICA-LOS DA FORMA MAIS COMPLETA POSSÍVEL: CULTURALMENTE  SOCIALMENTE, ECONOMICAMENTE E COGNITIVAMENTE. PENSANDO EM CONHECER MELHOR A TURMA, DESENVOLVEREMOS COMO VIA POSSÍVEL DE CONSTRUÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO INICIAL REAL E PRECISO, QUE SERVIRÁ DE SUBSÍDIO PARA ELABORAR PROJETOS A QUE VENHA FAVORECER UMA MAIOR APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCANDOS E EDUCADORA, BEM COMO A CONSTRUÇÃO DO MECANISMO INDISPENSÁVEL Á EFETIVAÇÃO DAS APRENDIZAGENS.COM ESTAS PRIMEIRAS AULAS TEREMOS COMO OBJETIVO PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DIVERSAS NO SENTIDO DE FAVORECER AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PAR A UMA BOA RELAÇÃO DE CONVIVÊNCIA E APRENDIZAGEM SATISFATÓRIA.

PROCEDIMENTOS
1º MOMENTO: INICIAR COM A ENTREGA DE CARTÃO DE BOAS VINDAS ACOMPANHADO COM CHOCOLATE OU BALINHAS.









    






ü  FAZER A LEITURA DA MENSAGEM E DEPOIS SE APRESENTAR COMO PROFESSORA E O QUE VAMOS FAZER JUNTOS DURANTE O ANO LETIVO;
ü  APRESENTAR DICAS PARA ALCANÇAR UMA BOA APRENDIZAGEM E SUCESSO EM SUA APROVAÇÃO NO FINAL DO ANO E COLOCAR EXPOSTAS NA SALA DE AULA.


                          




ü  FECHAR O MOMENTO DE APRESENTAÇÃO COM A MÚSICA: VAI DAR TUDO CERTO.

                            

ü  COMO ATIVIDADE PEDIR QUE CADA ALUNO (A) PRODUZA UM TEXTO COM O SEGUINTE ROTEIRO:
ü  PRODUZA UM TEXTO RELATANDO O SEU PRIMEIRO DIA DE AULA, E PARA INICIAR CRIE UM TÍTULO PARA ELE;
ü  FALAR SOBRE A PROFESSORA SE GOSTOU OU NÃO, NOME E APELIDO SE TIVER, FALAR DA TURMA SE CONHECE COLEGAS, SE TEM AFINIDADE COM ALGUNS, E QUE TIPO DE AULA GOSTAM DE TER;
ü  FALAR DO QUE PRETENDE DURANTE O ANO COMO:
ü  FAZER; APRENDER; EXPLORAR; DESCOBRIR E CUIDAR.

ü  ENTREGAR UM MINE- CARTAZ COM A SEGUINTE MENSAGEM;

                          


ü  2º MOMENTO: NA SEGUNDA AULA PODEMOS INICIAR COM O TEMA AUTOESTIMA EM RELAÇÃO COM O BEM-ESTAR E VIDA SAUDÁVEL. DEVERÁ INICIAR A AULA MOSTRANDO AS FIGURAS POSTADAS ABAIXO, PERGUNTANDO SOBRE O QUE LHES VÊEM A MENTE AO OLHAR PARA ESTAS FIGURAS. APÓS OUVIR AS OPINIÕES DOS ALUNOS, DEVE-SE QUESTIONAR O QUE VOCÊS ENTENDEM POR AUTOESTIMA E O QUE SABEM DESTE CONCEITO. DEPOIS PEDIR QUE CONSULTEM UM DICIONÁRIO O QUE SIGNIFICA TAL TERMO.


          

ü  EM SEGUIDA PASSAR O VÍDEO CLIP DA BANDA CALYPSO COM A MÚSICA : “AUTO- ESTIMA”  COMPOSIÇÃO: ELIAS MUNIZ, COM O INTUITO DOS ALUNOS ENTENDEREM MELHOR O SIGNIFICADO DA PALAVRA AUTOESTIMA.


  

Auto-estima

Banda Calypso

Tem dias que a gente se sente
Como se nada mais valesse a pena
Tudo se torna insignificante
A vida fica tão pequena
Andei por tanto tempo assim
Tão deprimida, destruida por dentro
Quase que eu pego um caminho sem volta
Graças a Deus eu acordei em tempo
Não adianta ficar lamentando
Se alguém destrói os sonhos da gente
O que eu mais quero é sair desse clima
Recuperar minha auto-estima
Urgentemente
É hora de reconstruir
É tempo de recomeçar
É muito cedo pra desistir de viver
É hora de se ter juízo
Deixar pra trás o prejuízo
Apertar o rec no que passou
Esquecer
Consertar por dentro, o que se quebrou
Pra que eu possa enchergar com outros olhos o amor
E curar por dentro, acreditar
Que depois da tempestade o arco-irís virá
Vai clarear!


                                  


ü  RESPONDER UM QUESTIONÁRIO COM AS SEGUINTES PERGUNTAS SOBRE A MÚSICA:
ü  QUAL A MENSAGEM QUE ESSA  MÚSICA QUE PASSAR?
ü  O QUE O COMPOSITOR DA MÚSICA QUER DIZER COM “ APERTAR O REC NO QUE PASSOU”?
ü  O QUE O TRECHO “TUDO SE TORNA INSIGNIFICANTE, A VIDA FICA TÃO PEQUENA” QUER DIZER?
ü  QUAL  MENSAGEM O COMPOSITOR QUIS PASSAR QUANDO FALA” NÃO ADIANTA FICAR LAMENTANDO SE ALGUÉM DESTRÓI OS SONHOS DA GENTE”?
ü  DE ACORDO COM A MÚSICA, O QUE SIGNIFICA AUTO-ESTIMA?
ü  SE PUDESSE ACRESCENTAR UMA NOVA ESTROFE NA MÚSICA, QUAL SERIA?
ü  FEITO ISTO, O PROFESSOR PEDIRA PARA OS ALUNOS FALEM SOBRE O SEU NOME, A ORIGEM DESTE, QUEM O ESCOLHEU ETC., E SOBRE OUTRO NOME QUE GOSTARIA DE TER SE FOR O CASO. SIGA O ROTEIRO ABAIXO PARA PRODUÇÃO DO TEXTO SOBRE O NOME:



ü  ATIVIDADE DE PESQUISA: ORIENTAR OS ALUNOS PARA REALIZAREM UMA PESQUISA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM O SEGUINTE ROTEIRO:
ü  O QUE É AUTO-ESTIMA?
ü  QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE OS TERMOS AUTO-ESTIMA, AUTOCONFIANÇA, AUTO-ACEITAÇÃO E AUTO-IMAGEM?
ü  O QUE PODE PREJUDICAR A AUTO-ESTIMA DE UMA PESSOA?
ü  O QUE É BAIXA AUTO-ESTIMA E  QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS?
ü  COMO PODEMOS MELHORAR A NOSSA AUTO-ESTIMA?


ü  PARA REFLETIR: PEDIR QUE O ALUNO (A) LEVE PARA CASA A REFLEXÃO ABAIXO, ENTREGUE PARA ALGUÉM PRÓXIMO DELE QUE ESTEJA COM ALGUM PROBLEMA E DIGA  DE QUE FORMA A REFLEXÃO  AJUDOU-O NA QUELE MOMENTO, DEPOIS PEÇA QUE FAÇA POR ESCRITO O RESULTADO DESSA AJUDA:
MENSAGEM: “SE UM DIA ALGUÉM FIZER COM QUE SE QUEBRE A VISÃO BONITA QUE VOCÊ TEM DE SI, COM MUITA PACIÊNCIA E AMOR RECONSTRUA-A ASSIM COMO O ARTESÃO RECUPERA A SUA PEÇA MAIS VALIOSA QUE CAIU NO CHÃO, SEM DUVIDAR DE QUE AQUELA É A TAREFA MAIS IMPORTANTE, VOCÊ É SUA CRIAÇÃO MAIS VALIOSA. NÃO OLHE PARA TRÁS, NÃO OLHE PARA OS LADOS, OLHE SOMENTE PARA DENTRO, PARA BEM DENTRO DE VOCÊ E FAÇA DALI O SEU LUGAR DE DESCANSO, CONFORTO E RECOMPOSIÇÃO. CRIE ESTE UNIVERSO AGRADÁVEL PARA SI. O MUNDO AGRADECERÁ O SEU TRABALHO”.
(BRAHMA KUMARIS)

3º MOMENTO: APLICAR A DINÂMICA: O QUE EU NÃO QUERO PARA MIM NÃO DESEJO PARA OS OUTROS.
ü  COMO DESENVOLVE-LÁ: COLOQUE O NOME DOS ALUNOS EM UMA CAIXINHA E FAÇA UM SORTEIO E NÃO DEIXE QUE O PRÓPRIO ALUNO TIRE SEU NOME. DEPOIS DE FEITO O SORTEIO DOS NOMES PEDIR QUE ELE ESCREVA O QUE ELE GOSTARIA QUE SEU SORTEADO FIZESSE PARA REPRESENTAR PARA TODA TURMA, MAS NÃO PODE REVELAR TEM QUE SER SEGREDO. DEPOIS, A PROFESSORA RECOLHE OS PAPEIS E COMEÇA A CHAMAR.POR EXEMPLO: DE CIDOCA PARA MARIA, DESEJO QUE MARIA CANTE A MÚSICA ESSE CARA SOU EU, SÓ QUE QUEM VAI CANTAR NÃO É MARIA É CIDOCA VAI SER AO CONTRÁRIO, POIS O OBJETIVO DA DINÂMICA É ESSE, O QUE EU NÃO QUERO PARA MIM, NÃO DESEJO PARA OS OUTROS, E VOCÊ É QUEM VAI PAGAR SEU PRÓPRIO MICO.

ü  DEPOIS DA DINÂMICA TRABALHAR O TEXTO: QUAL É A ESCOLA DOS SEUS SONHOS?


FAZER A COPIA POR ESCRITO, FAZER A LEITURA COLETIVA, SEGUIDA DE COMENTÁRIO.

ü  DEPOIS DA LEITURA E COMENTÁRIOS APLICAR A SEGUINTE ATIVIDADE:

1-      Há quanto tempo você estuda nesta escola?

2-      Você sabe o nome dela?


3-      Você lembra o nome das professoras que você já estudou? Quais?

4-      Qual o nome das pessoas que fazem a direção?


5-      Sua escola pertence a que órgão?

(   ) municipal  (  ) estadual (  ) particular

6-      Escreva os nomes de outros funcionários que fazem parte da sua escola e qual a sua função;









7-      Dê sua opinião:

a)      Essa escola é a escola dos seus sonhos? Por quê?



8-      Sua professora deste ano é a professora que você queria ou não?





9-      Agora escreva seu nome completo e a data do seu nascimento




                  

Um comentário: